sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Palavras de brinquedo

A autora é de Madalena, mas o livro veio do Rio. A Ediane comprou quando foi à Bienal do Livro e trouxe pra gente ver. São poemas da melhor qualidade. E o elogio não é porque a moça é de Madalena, não. É mesmo poesia da boa. Eurídice Hespanhol brinca com as palavras e nos surpreende.

O nome do livro é "Lírios no Deserto", Editora Oficina. É o primeiro publicado pela poeta madalenense. (A gente aprende na escola que o feminino de "poeta" é "poetisa". Mas, não sei por que, mulher que faz poesia não gosta de ser chamada "poetisa"). Confira as amostras a seguir e diga o que achou.


Amor de chuva (Eurídice Hespanhol)
Eu hoje te amo
como quem brinca na chuva
pisando em poças d´água.
Molho os pés e,
porque tudo no mundo é pleno d´água,
te bebo.

Um pique (Eurídice Hespanhol)
Não quero ser teu amor,
nem que sejas o meu,
não quero ser teu bem,
não serás meu anjo,
nem meu rei,
muito menos o príncipe.
Eu não sou a musa,
não sou a que passa,
nem aquela que fica.
Não quero castelos,
nem jardins suspensos,
nenhuma maravilha.
Mas no exato instante
em que estiveres comigo,
quero ser tua chuva,
teu sol,
teu abrigo.
Não quero ser a última,
nem a primeira...
Serás meu campo de trigo,
meu brinquedo preferido,
meu feliz pique bandeira!

Nossa amarelinha! (Eurídice Hespanhol)
No céu das amarelinhas
conto estrelas,
pulo espaços no infinito de nós dois.
Jogo a pedra,
jogo,
jogo,
jogo...
Alcanço o cometa dos teus olhos,
multiplico as constelações
no céu da tua boca.
Nosso amor, agora,
virtual, longínquo,
próximo e distante,
me convida ao jogo
nesta infância tão bem-vinda!
Jogo,
jogo,
jogo...
jogamos,
jogamos tudo fora...
Por que?

2 comentários:

  1. Sou Madalenense de todo coração. E estou muito agradecida pelos comentários que acabo de ler.
    Quero parabenizar por este trabalho. Gostaria de saber como posso colaborar com tanta coisa linda!!
    Poesia tem que ter todo dia/e ainda sobrar pro café da manhã.
    Desejo sucesso!
    beijos Madalenenses e poéticos
    Eurídice Hespanhol

    ResponderExcluir